LAYOUT







quinta-feira, 20 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MÍDIA NA EDUCAÇÃO

TRABALHAR COM MÍDIAS NAS ESCOLAS TORNA-SE POSSÍVEL QUANDO É DO INTERESSE DA TURMA E A ESCOLA OFERECE POSSIBILIDADES E FERRAMENTAS PARA TAL.
AS MÍDIAS SUGERIDAS PODEM SER TRABALHADAS SIM COM ADOLESCENTES TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E PRAZEROSAS.SERIA INTERESSANTE QUE AS ESCOLAS OFERECESSEM OPORTUNIDADES PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM PRODUZIR E QUE OS PROFESSORES OUSASSEM MAIS.

MEIO AMBIENTE

VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É UM VÍDEO BEM INTERESSANTE PARA TRABALHARMOS COM NOSSOS ALUNOS.
PARA QUE HAJA VIDA DE QUALIDADE NO NOSSO PLANETA PRECISAMOS CONSCIENTIZÁ-LOS DA IMPORTÂNCIA.


CLIQUE AQUI

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MÍDIA-EDUCAÇÃO O CONTEXTO ESCOLAR

BELLONI (2005, P.7) "CONSTATA QUE A INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO LONGO DO SÉCULO 20 TROUXE PARA O COTIDIANO DAS PESSOAS UMA SÉRIE DE MUDANÇAS NOS MODOS DE ACESSO AO CONHECIMENTO, AS FORMAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, NAS INSTITUIÇÕES E PROCESSOS SOCIAIS, ENTRE OUTRAS. A VIDA COTIDIANA ESTÁ HOJE MERGULHADA NAS MODERNAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, E ISSO TRAZ GRANDES DESAFIOS PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO, TANTO EM TERMOS DE INTERVENÇÃO QUANTO DE REFLEXÃO".

DIANTE DE TUDO ISSO A ESCOLA ONDE ATUO ESTÁ DENTRO DESTE CONTEXTO. PERCEBE-SE QUE A CADA DIA OS PROFISSIONAIS ESTÃO BUSCANDO MAIS E MAIS ATRAVÉS DE CURSOS E NAS SUAS AULAS COM O USO DO COMPUTADOR, INTERNET, DIGITAL, DATA SHOW.
OS ALUNOS DESENVOLVEM VÁRIAS ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM A PROFESSORA REGENTE E A PROFESSORA DO LABORATÓRIO.
DENTRE ELAS PODEMOS CITAR:
FILMAGENS DAS AULAS E APRESENTAÇÕES PARA SEREM ASSISTIDAS E ANALISADAS,
CURSOS ONLINE;
DIGITAÇÃO E ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES;
PARTICIPAM DE PROJETOS DE PESQUISAS E DO PROJETO JORNAL ONDE BUSCAM MATÉRIAS JUNTO AOS PROFESSORES RETORNAM AO LABORATÓRIO E REALIZAM A DIGITAÇÃO. APÓS A PROFESSORA DO LABORATÓRIO FAZ A EDIÇÃO E IMPRESSÃO E É DISTRIBUIDO ÀS FAMÍLIAS DOS ALUNOS.







quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CURRÍCULO

A origem da palavra currículo – currere (latim) – significa carreira. Neste sentido conforme Gimene Sacristón (1998) a escolaridade é um percurso para os alunos e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade. É a forma de organizar os conteúdos, de tal forma que obedeçam uma ordem sistematizada e cronológica afim de auxiliar os professores em sua prática docente. Não podemos esquecer de que o currículo deve ser flexível e adaptável a realidade do público que será atendido.

sábado, 24 de setembro de 2011

PROJETO PLANTAS MEDICINAIS: WEBQUEST

O PRESENTE PROJETO SERÁ APLICADO NUMA TURMA DE 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA IRMÃO VENÂNCIO JOSÉ. TERÁ COMO OBJETIVO APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS. OS ALUNOS FARÃO PESQUISA SOBRE O ASSUNTO, UTILIZANDO A INTERNET NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

PROFESSORAS :
BIBIANE BALDASSARI DAS NEVES
ZULEIDE APARECIDA PICOLI RIBEIRO



SAIBA MAIS WEBQUEST

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividade com Hipertexto

Com objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre Plantas Medicinais aplicaremos um projeto com hipertexto com alunos do 3º ano.

Saiba mais

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

WEBQUEST

O DIA DAS CRIANÇAS VEM CHEGANDO. POR SER UMA DATA TÃO ESPECIAL CRIAMOS UMA WEBQUEST PARA SER TRABALHADA COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS TABAJARA E IRMÃO VENÂNCIO DE 2° E 3° ANO.
PARA VISUALIZAR A WEBQUEST CLIQUE O LINK ABAIXO.

WEBQUEST

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Os educadores de hoje precisam apropriar-se das novas tecnologias em benefício do ensino e da aprendizagem, modificando as metodologias aplicadas e inserindo seus alunos nestas mudanças, desenvolvendo o senso crítico dos mesmos.
A escola precisa estar aberta as exigências da sociedade, reciclando e organizando as práticas educacionais dos professores, repensando o currículo para efetivar o processo da aprendizagem.

Mapa Conceitual

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM




A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Cabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/21258/1/O-LUDICO-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM/pagina1.html#ixzz1PXUDfroS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROJETO

TEMA : A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM

OBJETIVO: Ampliar as vivências da criança com os jogos, brinquedos e brincadeiras, transformando o espaço escolar num ambiente de descobertas, de imaginação, de criatividade, enfim, num lugar onde as crianças sintam prazer pelo ato de aprender.

PROBLEMATIZAÇÃO:

Os professores estão mais preocupados com o conteúdo, com o silêncio e a organização na sala de aula. Eles devem ter em mente que o jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu. (TEZANI, 2004).
Os educadores e pais devem estar cientes que brincar só faz bem para a criança, e que ela desenvolve, amadurece e aprende ao mesmo tempo, pois ao brincar se sente livre para criar e recriar o mundo ao seu modo.
Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são atividades fundamentais nas áreas de estimulação da educação infantil e nas séries iniciais, e é uma das formas mais naturais e prazerosa no processo de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA: A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são a essência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Cabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas.


APRESENTAÇÃO

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc. (CAMPOS)
Sendo assim, a utilização do lúdico no ambiente escolar traz enormes vantagens para o processo de ensino aprendizagem, porque ele é um impulso natural da criança e do adolescente, o que já é uma grande motivação, pois eles (crianças e adolescentes) obtêm prazer, e seu esforço para alcançar o objetivo da aula é espontâneo e voluntário. Com isso, a aula que possui o lúdico como um dos seus métodos de aprendizagem, é uma aula que se encontra voltada para os interesses dos alunos, sem perder o foco do ensino, sem perder o seu objetivo, pois brincando a criança explora e compreende o mundo ao seu redor, ativando a curiosidade descobre coisas e situações novas. Interagindo ludicamente com o mundo real, por meio de desenhos, pinturas, danças, cantos, rabiscos, bagunça, brincadeiras, entre outros, a criança estabelece uma harmônica sintonia entre os seus dois mundos, onde então acontece o aprendizado, o desenvolvimento e o crescimento infantil (RAVELLI; MOTTA, 2005).
O jogo ajuda a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
Os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivações dos educandos em expressar-se, agir e interagir nas atividades lúdicas realizadas na sala de aula.


ESTRATÉGIAS

Relembrar com os alunos algumas brincadeiras que são comuns na infância, e em várias regiões brasileiras como o esconde-esconde, o passa-anel, os jogos de sorte, o pega-pega, amarelinha, dentre outras.
Jogos como quebra-cabeça; memória, dominó, ludo da multiplicação, cone de fatos básicos,
jogo da velha, memória, baralho matemático, xadrez, tabuleiro para jogos, jogo das varetas,
roleta dos números.



DURAÇÃO: Um mês

AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado através da participação e desempenho dos alunos, trabalhos desenvolvidos, interesse, participação individual e em grupo.

RESULTADOS

Através de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e musicalidade criou-se um ambiente agradável favorecendo o processo de aquisição de autonomia da aprendizagem.
O projeto proposto obteve um resultado positivo em relação ao aprendizado e também a auto-estima dos educandos por ser um assunto de interesse e envolvimento nas atividades propostas.
Constatou-se que os educandos tem um envolvimento maior e conseguem absorver com mais facilidade o conteúdo quando realizada de forma lúdica. O trabalho torna-se prazeroso e propicia um maior conhecimento pois brincar faz parte do processo.
Com as atividades lúdicas conseguiu-se com que a criança desenvolvesse a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto a posição do corpo, entre outros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais, desenvolvendo livremente a expressão corporal favorecendo a criatividade.
Para Piaget (1973), os jogos e as atividades lúdicas tornara-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.

http://www.webartigos.com
http://www.brinquedoteca.org.br

Alunos cursistas: Mário Cachinski Júnior
Ilza Rossetto Ribas
Zuleide Aparecida Picoli Ribeiro

sexta-feira, 20 de maio de 2011

FELICIDADE




Quando nos deixamos guiar pela felicidade, nos posicionamos num tipo de caminho que sempre esteve ali, à nossa espera, e vivemos exatamente a vida que deveríamos estar vivendo. ~ Frase de Joseph Campbell

As mais lindas mensagens,frases e poesias do orkut